CONVERSÃO

CONVERSÃO - TEMA 1

Conversão é obra do Espírito Santo, que produz uma mudança de atitude para com Deus e cria uma nova capacidade de conhecer a Deus.
Você não pode escolher o dia do seu nascimento! Ninguém foi capaz de fazer isto até hoje. Quando aqui chegamos, o dia de nosso aniversário já estava definido. E, a despeito do progresso da moderna ciência médica, não é fácil escolher a data de nascimento de outro ser humano. A conversão é chamada de novo nascimento. É o início da vida espiritual. E, tal como na vida física, você não pode escolher a data de seu nascimento espiritual.

Quando meu filho estava no ginásio, achei que era tempo de ele se converter. Certo dia, sentei-me ao seu lado, tencionando realizar o trabalho. Não funcionou. Ambos terminamos frustrados. Havia-me esquecido do princípio fundamental na conversão que é obra do Espírito Santo. Não podemos converter-nos a nós mesmos, nem a outrem. "Essa mudança só se pode efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo." – O Desejado de Todas as Nações, pág. 172.

Os jovens geralmente entendem mal o que é realmente conversão. Alguns têm esperado uma experiência de Estrada de Damasco, esquecendo-se de que mesmo Paulo precisou de três anos de silêncio no deserto da Arábia a fim de estar pronto para começar seu ministério público. No outro extremo, outros não estão certos se afinal de contas são convertidos, mas imaginam que sim, pois foram criados dentro da igreja. Alguns se dedicaram a Cristo e, quando não se sentem miraculosamente transformados em caráter na manhã seguinte, concluem que não se converteram e esperam até o próximo apelo emocional para tentar novamente.

Encontrar uma definição para conversão, portanto, faz-se extremamente necessário. Conversão é obra do Espírito Santo, e produz uma mudança de atitude para com Deus. Quando o filho pródigo se converteu? Quanto estava no chiqueiro. E onde estava o filho pródigo imediatamente após a conversão? Ainda no chiqueiro! Alguém geralmente acrescenta este pensamento: "Mas ele não permaneceu ali por muito tempo!" É verdade. Mas o que mudou por ocasião de sua conversão? Foi sua atitude. Ele ainda tinha um longo caminho a percorrer para alcançar a casa de seu pai, porém sua atitude para com o pai sofreu uma mudança radical. E tal mudança de atitude preparou o caminho para o resto das mudanças que se seguiram.

A conversão cria uma nova capacidade para conhecer a Deus. Ninguém é capaz de comer ou respirar por si mesmo até ter nascido. E, conquanto seja possível apressar o processo de conversão colocando-se numa atmosfera de coisas espirituais, a tentativa de manter uma vida de devoção não será mais do que algo aborrecido e difícil de suportar, até que se haja nascido espiritualmente.

I Coríntios 2:14 declara: "O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente."

Um dos milagres que o Espírito Santo opera ao tempo da conversão é criar uma nova capacidade para conhecer a Deus. "Para O servirmos devidamente, é mister nascermos do divino Espírito. Isto purificará o coração e renovará a mente, dando-nos nova capacidade para conhecer e amar a Deus." – O Desejado de Todas as Nações, pág. 189.

Não importa se você procede de uma formação ateísta ou de cristãos genuínos, você precisa nascer de novo a fim de ver o reino dos Céus. Jesus disse a Nicodemos em S. João 3:3: "Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." E você pode saber se se converteu ou não. É verdade que as conversões diferem na medida em que difere nosso mecanismo emocional humano, mas a experiência de conversão é ainda distinta.

"Pouco a pouco, sem que o objeto dessa obra tenha talvez consciência do fato, produzem-se impressões que tendem a atrair a alma para Cristo. Estas se podem causar meditando nEle, lendo as Escrituras, ou ouvindo a palavra do pregador. De repente, ao chegar o Espírito com mais direto apelo, a alma entrega-se alegremente a Jesus." – Idem, pág. 172.

Você já teve essa experiência "repentina"? Tem dependido de seu bom comportamento, sua posição na igreja, ou sua herança cristã para assegurar-se da salvação?

Ou tem-se concentrado em suas fraquezas ou erros para concluir com base nisto que nunca se converteu?

Quando compreender o que é a conversão, poderá saber se já se converteu ou não.



CONVERSÃO - TEMA 2

A conversão leva a uma vida transformada.
Nenhum restaurante de refeições rápidas oferece o fruto do Espírito. O crescimento espiritual leva tempo. A parábola de Jesus comparou o desenvolvimento espiritual ao físico. "Primeiro a erva, depois a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga." S. Marcos 4:28.

Apenas ir a Jesus – sem crescer nEle – envolve um processo. O primeiro passo é o desejo de algo melhor. Podemos nem mesmo reconhecer esse desejo como tendo que ver com Deus. Podemos simplesmente desejar um carro melhor ou um emprego melhor, ou uma média de notas melhor. Mas Deus colocou dentro de cada coração a busca de algo mais.

O segundo passo em ir a Cristo é obter o conhecimento do que é melhor. Mediante a Escritura, mediante o testemunho de outros cristãos, mediante a operação do Espírito Santo no coração, aprendemos sobre o plano de salvação, a resposta de Deus para o vazio do coração humano.

O terceiro passo em ir a Cristo é a convicção de que somos pecadores. Convencemo-nos de nossa condição – não meramente de nosso comportamento pecaminoso. Ao obtermos conhecimento do amor de Deus, reconhecemos quão pouco valor lhe temos atribuído. Reconhecemos que temos vivido independentemente dEle. Consideramos nossa condição desesperada e percebemos nossa necessidade de Sua salvação.

O quarto passo em ir a Cristo é a percepção de que somos impotentes para fazer seja o que for quanto à nossa condição. Os jovens, especialmente, podem permanecer durante anos vacilando entre o passo 3 e o 4, reconhecendo que são pecadores, mas não admitindo ainda que não podem ajudar a si próprios a sair de sua condição.

Finalmente, esgotamos nossos próprios recursos. Quando constatamos nosso desamparo, há somente uma coisa a fazer. Desistir. E isso se soletra assim: S-U-B-M-I-S-S-Ã-O. Como já fizemos observar, não podemos levar nós próprios ao ponto de submissão. Mas quando Deus nos traz até aí, nós próprios tomamos a decisão de submeter-nos a Ele.

Caminho a Cristo, pág. 18, descreve o milagre da conversão, ou o novo nascimento: "Disse o Salvador: 'Aquele que não nascer de novo' – não receber um novo coração, novos desejos, propósitos e motivos, que conduzem a uma nova vida – 'não pode ver o reino de Deus.' " Não perca de vista estas palavras: ''Que conduzem a uma nova vida". Isso tudo não se passa da noite para o dia. O nascimento físico é um começo. O novo nascimento é um começo. Não é uma completa mudança de padrões de vida e hábitos. Mas é uma mudança completa de direção.

Já passamos tempo considerando como os discípulos continuaram por três anos e meio lutando com alguns dos mesmos problemas antes de finalmente encontrarem a saída rumo à vitória. Jacó submeteu-se a Deus em Betel, mas isso foi vinte anos antes que o ponto crítico de sua vida, junto ao Jaboque, o trouxesse ao fim de sua dependência de si mesmo. Maria foi até Jesus sete vezes, buscando Suas orações em seu favor para expulsar os demônios que lhe controlavam a vida. Levou tempo para que compreendesse como se manter submissa a Ele por todo o tempo.

Para todos esses, porém, havia um denominador comum. Estavam agora buscando comunhão com Jesus em vez de correrem dEle. A direção havia mudado. Tinham uma nova capacidade para conhecer e amar a Deus. Sua atitude para com Deus tinha-se modificado. E ao prosseguirem a buscar a Jesus o processo de crescimento e maturidade realizou seu trabalho, e sua vida foi transformada.

A Ciência do Bom Viver, pág. 454, nos diz: "As preciosas graças do Espírito Santo não se desenvolvem num momento. Ânimo, fortaleza, mansidão, fé e inabalável confiança no poder de Deus para salvar são adquiridos mediante a experiência de anos.''

Estudaremos mais quanto à questão da tentação, nas Teses 80 a 84. Por ora, observe apenas mais isto: ''O ceder à tentação começa ao permitirdes que a mente vacile, seja inconstante na confiança em Deus." – O Maior Discurso de Cristo, pág. 92. E quanto tempo leva para ter confiança inabalável em Deus? Isso não se passa da noite para o dia. Leva tempo.

Já se entregou a Deus? Continua a ir a Ele dia após dia em comunhão e discipulado? E ainda se percebe inconstante em sua confiança nEle? Bem-vindo ao clube. Seu novo coração o está conduzindo a uma nova vida. Está disposto a continuar indo a Ele, mesmo que se ache vagaroso em aprender as lições que Ele lhe quer ensinar? Está disposto a dar a Deus tempo?



CONVERSÃO - TEMA 3

Conversão e arrependimento são experiências contínuas, e não de uma vez apenas.
Certa vez um estudante universitário parou no meu escritório e disse: "Tomei a decisão de entregar minha vida a Cristo no verão passado numa reunião campal, e dessa vez julguei que realmente estava convertido. Mas dentro de poucas semanas estava mais longe de Deus do que nunca. Isso me tem acontecido vez após vez. O que há de errado que minha conversão não perdura?"

A conversão não deve durar mais do que um dia! O dilema do estudante não era o de converter-se com freqüência – era um problema de não converter-se com freqüência suficiente!

Não cremos no "uma vez convertido, sempre convertido". Se você estiver realmente convertido hoje, ainda precisa estar realmente convertido amanhã. A conversão deve ser uma questão diária.

Certo verão trabalhei como colportor-estudante nas colinas de Nebraska. Esperava que a experiência que tivera com Deus durante o verão prosseguisse por todo o ano escolar. Mas, quando o intenso horário escolar me envolveu, e, me achei rodeado pelos amigos, não mais senti tanta necessidade de buscar a Deus; a elevada experiência do verão pronto se extinguiu. Espiritualmente, aquele se tornou um de meus piores anos letivos.

Mesmo as mais espetaculares manifestações do poder de Deus, rapidamente perdem o seu poder de influenciar-nos. Isso foi verdade no tempo de Cristo. Ele havia alimentado 5.000 homens, além de mulheres e crianças, a partir de uns poucos pães e peixes. Parecia que os Céus haviam baixado à Terra. O povo estava a ponto de coroá-Lo rei. Você pode ler a respeito disso em S. João 6.

Apenas vinte e quatro horas depois, quando Ele lhes recusou o pedido de novos e mais espetaculares milagres, o povo estava pronto da mesma forma a desviar-se dEle em sinal de desprezo. Não tiveram paciência para comer o misterioso Pão da Vida de que falava. Tantos se apartaram dEle naquele dia que finalmente perguntou aos discípulos: "Também vós quereis retirar-vos?" Aparentemente, Seus discípulos foram os únicos que permaneceram.

Se você não descobriu a necessidade de conversão diária, isso pode ser uma grandiosa descoberta em sua vida.

O Maior Discurso de Cristo, pág. 101 faz esta promessa: "Se buscardes o Senhor e vos converterdes cada dia ... todas as vossas murmurações emudecerão, remover-se-ão todas as vossas dificuldades, todos os desconcertantes problemas que ora vos defrontam se resolverão."

Conversão e arrependimento estão intimamente associados, e eu incluí arrependimento nesta tese ao fazer a transição para as teses concernentes a arrependimento. Mas arrependimento não é experiência de uma vez na vida. Deve, também, ser uma questão diária.

Quando falo de arrependimento como uma necessidade diária, não estou falando sobre arrependimento por ações erradas. Provavelmente já ouviu a história do homem que disse para o seu pastor: "Já pedi a Deus para perdoar-me por este pecado específico mil vezes." E o pastor respondeu: "Isto é, 999 vezes a mais!"

Não estou defendendo uma infindável enumeração de nossas faltas e erros. Deus prometeu que "se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". I S. João 1:9. Em vez disso, estou falando sobre arrependimento no sentido descrito em Atos dos Apóstolos, pág. 561:

"Nenhum dos apóstolos e profetas declarou jamais estar sem pecado. Homens que viveram o mais próximo de Deus, que sacrificariam a vida de preferência a cometer conscientemente um ato mau, homens a quem Deus honrou com divina luz e poder, confessaram a pecaminosidade de sua natureza."

Este é o arrependimento de que se necessita diariamente, o arrependimento operado por um renovado reconhecimento de nossa condição pecaminosa que torna a graça de Deus uma necessidade. Este é o arrependimento do qual é dito: "A cada passo para a frente em nossa experiência cristã, nosso arrependimento se aprofundará." – Ibidem.

Você é convertido? Você está convertido hoje? Você foi a Deus em busca de arrependimento hoje?